Como ganhar AWARENESS no universo gamer?



Assim como o Streming, a música e o cinema, o mundo dos Games é uma plataforma de entretenimento cada vez mais popular e relevante.


“O game é uma mídia. É natural esse movimento de marcas dentro dos jogos porque o game é uma mídia. Não é mais só o entretenimento que atrai o cliente. Há tantas formas de gerar dinheiro e atingir pessoas pelos jogos que quem fincar seu pé agora vai se garantir lá na frente.”- Ana Eathal, coordenadora do núcleo de pesquisas da ESPM Rio

De acordo com a Pesquisa Game Brasil 2022, três em quatro brasileiros jogam jogos digitais. São 97,5 milhões de pessoas. Um mercado que não para de crescer e que movimentará pelo menos R$ 2,3 bilhões no Brasil em 2022.

Hoje, o mercado dos games adquiriu tamanha penetração e maturidade que qualquer marca tem espaço, narrativa e oportunidade para falar com seu público. São inúmeras as possibilidades para engajar e surpreender com estratégias criativas de awareness, conteúdo e publicidade.


Quanto vale a atenção do seu consumidor ?

Com tantas distrações e estímulos atualmente, ter a atenção do seu público alvo é ouro. Mas envolvimento nesta plataforma é alto. Muitos gamers, passam horas jogando, obstinados em suas conquistas e entretidos em cenários, ações e personagens.

Para 74% dos entrevistados na PBG 2022, jogar é a principal forma de entretenimento. Isso significa que uma marca que investe neste universo, terá uma audiência engajada, num contexto e narrativa que possibilitam experiências e interatividade únicas. Isso reflete certamente em awareness.



A pandemia forçou o consumidor a buscar entretenimento dentro de casa, reforçando o hábito de jogar.

Por isso, as marcas não endêmicas (que não fazem parte da indústria de games) já visualizaram o potencial em ações com os jogadores, um público empenhado e com grande consumo de conteúdos, produtos e serviços, e assim, criando novas oportunidades de negócios, parcerias, patrocínios e ações co-branded.


Quais marcas tem investido em games para ganhar awareness?

Muitas marcas adotam estratégias de marketing para falar diretamente com o público gamer.

Aquelas que constroem uma boa relação com este público, são aquelas que investem em ações, campanhas ou patrocínio de eventos dentro do universo de jogos digitais ou também por ser uma marca que tem um posicionamento esperado por esse público. É o que o PGB 2021 no Painel de Marcas mostra.

Todos os jogadores brasileiros conhecem a Fiat, Chevrolet e Volkswagen, marcas consolidadas em nosso país, mas de acordo com o estudo PGB 2021, do painel de marcas mais usadas pelos gamers, existe outra percepção de valor para BMW, Mercedes e outras, que estão presentes dentro dos jogos como Need for Speed, Forza e Gran Turismo, ou relacionadas aos eSports, com patrocínios e ações.



Cases de sucesso:

Ifood

O iFood também é o primeiro app de delivery a entrar nos games construindo um metaverso — quando o mundo real é simulado no digital. Os jogadores podem viver a experiência de ser entregador iFood no jogo, em que cada entrega é uma missão que rende dinheiro (virtual — para ser usado dentro do jogo), reputação e até cupons de desconto. Assim como na vida real, o jogador poderá escolher o veículo (eBike elétrica, moto ou carro) e a modalidade de preferência como, por exemplo, a possibilidade de receber o delivery do Avalanches, famoso restaurante virtual, ou do Altamart, o mais novo mercado para compras de diversos itens da cidade.



Itaú

O Itaú também está entrando pesado no mundo dos games. O banco iniciou, em 2021, uma atuação estratégica junto à comunidade gamer por meio da sua plataforma #IssoMudaOGame. As iniciativas envolveram patrocínio a equipes de jogos como Fortnite e Free Fire. Novos produtos financeiros também foram lançados, como o Player’s Bank, conta digital direcionada ao público gamer. O novo serviço, foi fruto de pesquisa e da aproximação que o banco teve em relação ao público que gosta de games e e-sports. A conta digital gratuita traz alguns serviços customizados como rendimento automático e PIX ilimitado. Os clientes desse novo formato terão cartão sem anuidade e um plano que permite a personalização de skins em alguns jogos.

Magazine Luiza

A empresa adquiriu dois portais de conteúdo: Jovem Nerd e Canaltech e também vai atuar como publisher, financinando projetos e títulos que ainda não foram lançados ou em fase de desenvolvimento.

Os jogos são para a plataforma mobile chamados de hipercasuais — aqueles fáceis de baixar e gratuitos, como Candy Crush — e integrados aos programas que já existem no aplicativo da rede de varejo. Por exemplo, cashback dentro dos games ou cupons a partir da pontuação conquistada em um jogo.

Outras ações de muitas marcas também chamam a atenção: Por exemplo, a Coca-Cola leiloou objetos valiosos na forma de NFTs. A Nike também já apresentou vários pedidos de marca registrada para produzir e vender calçados, roupas e acessórios virtuais com a marca Nike. Walmart e Amazon (paywall) anunciaram recentemente planos para experiências de compras no metaverso. O McDonald’s indicou recentemente sua entrada no metaverso, possibilitando se reunir com amigos em um restaurante virtual. Conforme você consome os produtos, recebe “buffs” ou “power ups”, como poderes especiais para missões do jogo ou um novo visual temporário para seu avatar e, ao mesmo tempo, aquela comida que você pediu virtualmente está a caminho de um serviço de entrega à sua porta do mundo real.


E como a Blend e a GoGamers podem te ajudar?

Descubra como os gamers se relacionam com a sua marca, quem são esses gamers e quais as oportunidades que sua marca pode adotar para se destacar mais neste universo.

A Blend é especialista em pesquisas de mercado para CX — Customer Experience, NPS, Satisfação, Branding, Teste de Conceitos e Calibração de Indicadores Internos de Qualidade com percepção do cliente. Há mais de 10 anos ajuda grandes empresas com sua expertise robusta em pesquisa, trazendo a aplicação de técnicas e ferramentas para garantir impacto real de negócio para os segmentos que atua.

A Pesquisa Game Brasil existe desde 2013 é é desenvolvida pela Sioux e Go Gamers, em parceria com a Blend e ESPM. Desde então, a PGB tem pesquisado este universo e ajudado no desenvolvimento da indústria de games no Brasil e outros países.

Descubra seu AWARENESS DE MARCA no mundo dos games com a Blend e GoGamers.

Clique aqui e entre e marque um bate papo com nossos especialistas.






19 visualizações0 comentário