O Algoritmo das Emoções: transformando emoção em dados
Atualizado: 3 de mai.

Dados, algoritmos e AI foram pilares abordados, no maior encontro do mercado de Pesquisa de Mercado da América Latina, o ESOMAR LATIN AMÉRICA 2023, realizado no México no mês de abril. Tecnologias para coletar dados de forma mais eficiente foram apresentadas com o intuito de mostrar alternativas de aplicações inteligentes e ágeis para gerar crescimento.
Por isso, não podíamos deixar de apresentar o Heart, um algoritmo desenvolvido pela Blend New Research para avaliar o impacto das emoções medidas quando alguém é exposto a uma experiência. A metodologia utiliza a neurociência para medir e desvendar emoções e o seu impacto para as marcas. Hoje, a tecnologia possibilita a coleta de dados cada vez mais precisa e análises mais potentes e preditivas que trazem respostas para seus Pré-testes rapidamente e de forma assertiva.
O que é o Heart®: Emoções são mensuráveis

É a ferramenta da Blend New Research para medir e avaliar as emoções. Isto é feito pela análise das variações na expressão facial (músculos involuntários). É baseado na técnica de FACS (Facial Action Coding System), de Paul Ekman. A captura é feita através da câmera do computador, smartphone ou tablet, seguindo todos os protocolos da LGPD, e portanto, respostas sempre anônimas.
Através das emoções primárias, nossos algoritmos são capazes de identificar 12 emoções: Otimismo, Pessimismo, Orgulho, Vergonha, Inveja, Encanto, Desespero, Decepção, Aversão, Ansiedade, Alarme, Afronta.

O índice Heart: é um algoritmo que calcula o impacto das emoções medidas e provocadas quando expostos a uma experiência. Nela são medidos segundo a segundo as expressões faciais e analisadas as emoções e dimensões acionadas.
Como isso é feito?
Basta estar em frente a um device com câmera, para que seja possível a leitura facial. Conforme a pessoa vai sendo exposta a uma informação, a uma experiência, o HEART® capta as reações faciais e traduz em emoções.
Somos pioneiros no Brasil, no uso da técnica de avaliação de emoção, através das expressões faciais, o HEART®, nosso produto para mensurar e analisar emoções de forma anônima e seguindo todos os protocolos da LGPD.
O poder das emoções

Que emoções sua mensagem provoca?
Segundo estudos, para despertar a atenção do seu público é preciso despertar emoções.
Mas se quer engajar com sua marca, é preciso estimular as emoções

certas, que é a Confiança (veja a tabela abaixo).
De acordo com a neurociência, as emoções marcam as memórias, aceleram decisões, estabelecem vínculos e por isso são tão importantes para as marcas.
Alegria Vende
A Alegria tem uma capacidade mobilizadora intrínseca.

Imagine-se na saída de um cinema, logo após um filme dramático, onde todos choram, qual é o nível de ruído das conversas dos expectadores? Agora imagine-se um filme alegre, como uma comédia, com um final épico, qual o nível de ruído? Você deve ter imaginado correto, que a comédia gera mais Decibéis.Alegria é cinética, músicas alegres contagiam e extrapolam. Tem um efeito mobilizatório e tem força para motivar compras em campanhas publicitárias.
Segundo A TEORIA DAS EMOÇÕES, a ALEGRIA nos impele mesmo que inconsciente ao comportamento de reter e repetir. Nos move a OBTER RECURSOS.
Segundo a Neurociência, a ALEGRIA é inebriante. Ela nos gera uma sensação de Plenitude, que anestesia os mecanismos de auto-controle. (Ação do Sys1 sobre o Sys 2)
Por isso, do ponto de vista mercadológico, a Alegria ajuda a vender.

A tabela ao lado, mostra cada emoção e o que ela biologicamente e causa uma reação comportamental.
A Alegria gera "Repetir e Obter recurso", a Confiança, gera "comprometimento e suporte Mútuo" necessário para construir relações duradouras entre as marcas. Já o medo e raiva tem consequências diferentes, mas traz alerta e impacto.
Portanto, medir as emoções em suas campanhas de comunicação e transformar em dados, é inteligência e eficiência para sua marca.
Como maximizar o impacto e retorno das emoções para sua Marca?
Fale com nossos especialistas!
Conheça o Case Heart: Medindo emoção da Copa 2022.
Heart Medindo a emoção da Copa 2022