top of page

Pré-testes: a rota para envolver o consumidor na estratégia de comunicação e cultivar a reconexão

Atualizado: 4 de set. de 2023


Gestores e profissionais de marketing perguntam-se sempre como ter resultados efetivos na sua Comunicação. Qual o segredo para criar campanhas que ENGAJEM e MOVAM o consumidor a AGIR prontamente?


A resposta foi uma das palestras do maior evento de pesquisa de mercado na América Latina, a Esomar Latam 2023 no México no mês de abril - ENVOLVER O CONSUMIDOR NA ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO PARA MOTIVAR AÇÕES. Mas por que fazer isso?


Em primeiro lugar, porque OUVIR o consumidor ANTES de produzir qualquer peça de comunicação parece óbvio, mas muitas vezes este processo não é feito de forma adequada e quando a comunicação está pronta, se faz o pós-testes, para ter-se a resposta de que algo não funcionou. Portanto, envolver o consumidor desde o início do processo, evita desperdícios, riscos de lançar uma campanha que não funciona e necessidade de retrabalho. Envolver o consumidor durante o processo, é ser mais ágil, produtivo e reconectar-se com ele. Então, como fazer isso? Em primeiro lugar, é preciso que a equipe gere Insights e briefings genuínos, criativos e principalmente fiéis ao que o consumidor de fato quer e prioriza. Mas logicamente, que conecte e leve em conta a necessidade e timing do negócio.



É preciso envolver o consumidor no processo, gerar insights, hipóteses. O Processo de criação de uma campanha exige os seguintes passos:

  1. Conhecer muito bem seu público

  2. Obter os Insights a partir de pesquisa de mercado

  3. Ter clara a promessa que vai ser explorada na Campanha

  4. Job to be done: Entender o contexto, as necessidade do momento dos usuários, os temas que os movem agora! O que deve ser explorado e como;

  5. Criar um desafio, ou seja: Qual AÇÃO sua marca deseja que seu consumidor TOME? Tendo esta premissa, gerar uma solução, ou casar com a sua situação, a sua promessa de marca. Com isso, as agências parceiras podem gerar Campanhas criativas e mais do que isso: assertivas.

  6. E por fim: Rodar Pré-testes — Testar sua campanha, seu anúncio, enfim sua comunicação direto com usuários e ajustar o que for necessário.

E aí vem o grande pulo do gato, o momento em que de fato, você envolve o consumidor na estratégia de comunicação. Através do TESTE DE COMUNICAÇÃO, os pré-testes. É onde tudo que você escutou do seu consumidor pode ser de fato testado, colocado em prática para ver se atingirá o objetivo que você deseja. Testar e Iterar.




Resultados de Marcas que fazem o Pré-Teste da sua comunicação:


De acordo com a Alicorp, 90% das campanhas que fazem o pré-teste são aprovadas e obtêm significante melhoria nos resultados do negócio.

Elas conseguem escalar o processo para diferentes campanhas/ comunicações e o principal: Conseguem de fato se reconectar com seus consumidores.

De fato o Pré-teste dos anúncios/ Campanhas de comunicação conseguem ajustar a sintonia fina, entender pequenos ajustes que fazem total diferença na comunicação.


Portanto: antes de criar sua campanha e sua comunicação: envolva seu consumidor, faça pré-testes!

A Blend New Research oferece uma ferramenta que testa com agilidade e toda a eficiência sua comunicação: filmes ou anúncios, diretamente com seu público. Com isso, fica muito mais fácil de ter campanhas assertivas e que conectam seu consumidor com sua marca. Conheça.

O que é o Teste Ágil de Comunicação?

O Teste Ágil de Comunicação, como o nome indica, é o processo de testar sua comunicação, tendo resultados em poucas horas. Podem ser: anúncios, filmes, campanhas, ou qualquer peça. Sejam eles conceitos brutos ou anúncios totalmente formados, com seu público-alvo antes do lançamento. Ele pode ser realizado em um anúncio inteiro ou em aspectos específicos dele em relação a métricas como simpatia, autenticidade, força da chamada à ação e muito mais.

Os benefícios de testar sua comunicação antes do lançamento

1. Uma melhor chance de sucesso, evitando a complexidades Um anúncio eficaz recebe uma recepção positiva do público-alvo e os induz a seguir a chamada à ação desejada. Por outro lado, um anúncio ineficaz coloca seus recursos e esforços em vão ou, pior ainda, prejudica a reputação de sua marca. A pesquisa de mercado permite visualizar como seu público reage aos seus anúncios e apoiar suas decisões com dados.

2. Ele permite que você teste, otimize e itere com agilidade Envolve rodadas de revisões e alterações de ideias para executar um anúncio eficaz. A pesquisa de mercado ágil pode melhorar muito esse processo com coleta sistemática e consistente de dados para ajudá-lo a alcançar o anúncio vencedor mais rapidamente.

3. Ajuda você a otimizar a segmentação de seus anúncios Testar seus anúncios por meio de pesquisa de mercado oferece a oportunidade de aprender como diferentes grupos de público reagem a seus anúncios. Isso é crucial para otimizar sua estratégia de publicidade e conteúdo para cada grupo específico, garantindo o máximo retorno de suas campanhas publicitárias.


Questões para testar sua comunicação:

  • Que emoções sua campanha desperta?

  • Qual chamada tem mais efeito?

  • Qual lay out é mais atraente?

  • Quais são os elementos da peça que os entrevistados gostam, não gostam ou não entendem no anúncio?

Teste sua Campanha com o Heart!

Uma ferramenta para transformar emoções dos seus consumidores em dados acionáveis.


O índice Heart: é um algoritmo desenvolvido pela Blend que calcula o impacto das emoções medidas e provocadas quando expostos a uma experiência. Nela são medidos segundo a segundo as expressões faciais e analisadas as emoções e dimensões acionadas.

Através das emoções primárias, nossos algoritmos são capazes de identificar 12 emoções: Otimismo, Pessimismo, Orgulho, Vergonha, Inveja, Encanto, Desespero, Decepção, Aversão, Ansiedade, Alarme, Afronta.

Conheça tudo sobre a ferramenta.




Conheça como estas ferramentas, faça um free trial. Fale já com um especialista. Clique aqui






34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page